As questões que envolvem a Medicina brasileira como o crescimento desordenado dos cursos de Medicina pelo paÃs, a regulamentação de diplomas, a criação da carreira federal de médico e todos os gargalos que envolvem a Medicina brasileira serão tratados de forma apropriada na Frente Parlamentar da Medicina (FPMed).
No dia 9 de agosto será realizada a reunião da composição da FPMed com a presença de vários parlamentares e representantes de entidades da categoria. “A Medicina não tem organização polÃtica nenhuma dentro do Congresso Nacional. E, por isso, nos últimos anos sofreu inúmeras derrotas aqui dentro por não estar devidamente representada nessa Casa”, afirma o deputado Mandetta (MS).
Mandetta lembra a última derrota da categoria com a aprovação da MP 723/2016 que renova o programa Mais Médicos por mais três anos sem a aplicação do Revalida, teste que revalida os diplomas de médicos formados no exterior. “A FPMed permitirá a atuação polÃtica de associações, sindicatos e os conselhos nacionais dos médicos para que possam ter um braço polÃtico no Congresso Nacional para fazer a defesa profissional e a construção de leis, projetos e audiências públicas que enalteçam a Medicina Brasileira”, explica Mandetta.
Atualmente, o Congresso Nacional tem em torno 40 parlamentares que são médicos. Mas o parlamentar acredita que a atividade da frente não diz respeito apenas a parlamentares da especialidade. “Muito pelo contrário, nós precisamos de um grande número de parlamentares que tenham sensibilidade de entender a importância de termos uma Medicina de qualidade, uma Medicina brasileira, para brasileiros, conceituada; uma boa educação em saúde para deixar um legado de bom tratamento em saúde para nossos filhos, netos, bisnetos”, ressalta.
A reunião de mobilização de apoio à criação da FPMed será importante, segundo Mandetta, para mostrar a importância do papel e a dimensão e do trabalho da Frente. O evento está marcado para às 14h, no dia 9 de agosto, no auditório Freitas Nobre, Anexo IV, da Câmara dos Deputados.
FONTE AGENCIA CÃ MARA