Sem condições para trabalhar funcionários do Pronto Socorro de Cuiabá emitiram um comunicado a Secretaria Municipal de Saúde pedindo providências sobre a atual condição da unidade hospitalar. No documento os funcionários denunciam superlotação, falta de insumos e macas para atender a unidade. Segundo os profissionais são 137 pacientes divididos entre corredor e recepção sem materiais para curativos e procedimentos na emergência.
As denúncias apontam que alguns pacientes estariam sendo atendidos improvisadamente na escada da UTI, do refeitório e até no chão. Uma acompanhante que preferiu não se identificar afirma que está com o pai na unidade há mais de uma semana e a situação do local tem piorado cada dia mais. “Só quem está aqui dentro, quem precisa ser atendido aqui sabe da real situação. Graças a Deus meu pai está acomodado, mesmo que não devidamente, mas muita gente está espalhada pelo pronto socorro porque não tem onde colocar mais. Sabe aqueles filmes de cenário de guerra, é exatamente o que está acontecendo aqui”, afirma.
T.A.S também está com a esposa no hospital, ele também relata os problemas vivenciados pelos pacientes. “Infelizmente a situação é essa. O povo tem que ficar jogado pelos corredores, muita gente até morre sem atendimento adequado. Aqui está cada dia mais cheio, infelizmente saúde com qualidade não é prioridade”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que diante dos problemas de falta de insumos, macas, entre outros fatores agravados pela superlotação no pronto socorro realizará um mutirão de cirurgias ortopédicas no próximo sábado e domingo.
A diretora da unidade Zamara Brandão confirmou ressaltou que a medida será necessária devido ao hospital estar atuando com 60% acima da sua capacidade normal. A diretora confirmou que entre a sala de sutura e a vermelha, que são os pacientes no corredor, há mais de 163 pessoas internadas, destas a maioria com o perfil ortopédico. A unidade está com a demanda de 60% dos atendimentos relacionados aos outros municípios de Mato Grosso e apenas 40% são de Cuiabá.
A secretária pontuou ainda que a situação crônica está sendo agravada pelos atrasos de repasses por parte do Estado. O hospital também é referência em várias especialidades. Além de muitos hospitais fechando as portas pelos problemas financeiros, a unidade em Cuiabá acaba absorvendo a demanda. Zamara reforça ainda que enquanto aguardam parceria com outros hospitais para realizarem as transferências, outro mutirão será realizado nos dias 25 e 26 (sábado e domingo). “Com relação à falta de insumos, a Diretora revelou que a SMS já está providenciando uma compra emergencial que deverá suprir as demandas enquanto aguardam-se as devidas licitações”, confirma nota.
FONTE DIÁRIO DE CUIABÁ