Entre os dias 9 e 11 de novembro a Academia de Medicina de Mato Grosso participou do II Colóquio Acadêmico da Federação Brasileira de Academias de Medicina ocorrida em Belo Horizonte com o associado confrade e ex-presidente Dr. Vicente Herculano. “Agradeço ao Presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso Marcio Canavarros Serra pela honrosa incumbência de representa-lo no IIº COLOQUIO ACADEMICO”, afirmou Vicente.
“A importância da Neurociência no Ensino da Medicina” foi o tema apresentado pelo presidente da Academia Nacional de Medicina o professor Doutor Jorge Alberto Costa e Silva.
No evento o presidente José Hamilton Maciel da Silva abriu os trabalhos fazendo um relato da gestão do Iº Colóquio enfatizando os encaminhamentos junto às autoridades em BrasÃlia, no sentido de dispor de um imóvel onde seria a sede definitiva da FBAM e do andamento do projeto para a criação de um Museu de Medicina onde abrigaria acervos históricos de valores ao longo do tempo, sejam materiais e humanos. Propôs realizar o terceiro Colóquio Acadêmico, ainda em sua gestão.
Foi feito também uma apresentação do secretário Lucio Prado Dias, apontando que a inadimplência por parte das federadas é bastante grande e que há muitos entraves burocráticos e administrativos para a operacionalidade de uma gestão eficaz.
Na oportunidade foi lida a procuração dada pelo presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso para ser representada pelo associado confrade Vicente Herculano da Silva que elogiou a decisão de transferir os trabalhos de alteração estatutária, para o próximo Presidente que tomará posse no mês de maio próximo vindouro.
TEMAS DO II COLÓQUIO:
O evento teve 31 temas e subtemas e aconteceu no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei e teve o apoio do CFM. Entre eles:
-A PESQUISA COMO FATOR DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MÉDICO NO BRASIL.
-A ASSISTÊNCIA COMO UM PROCESSO DECORRENTE DO PRODUTO OFERECIDO PELO MÉDICO.
-A SAÚDE MENTAL DO MÉDICO E A SAÚDE MENTAL DO ACADÊMICO DE MEDICINA AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO
-A LOUCURA E A ARTE, proferida pelo Psiquiatra Forense, Professor Guido Palomba, Ex-Chefe do Manicômio Judiciário de São Paulo que teceu considerações sobre verdades, inverdades e mitos durante o processo de produção artÃstica de pacientes no decorrer de sua história pregressa e nos espaços lacunares de sanidade mental, deu um toque de excepcional abordagem do tema.
FONTE ACADEMIA D MEDICINA