A Unidade de Pronto Atendimento do Verdão segue com os canteiros de obras vazio. Os trabalhos começaram em 2015 e mais de dois anos depois não foi concluída. Projetada para atender 200 mil pessoas ao mês, a UPA seria uma das alternativas para desafogar o pronto socorro. No entanto, desde outubro do ano passado, quando a empresa que tocava as obras anunciou a falência, não há definição de quando os trabalhos serão retomados.
A previsão inicial era de que a obra fosse disponibilizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2016. A expectativa é que o local seja inaugurado em abril, mês de aniversário da cidade. De acordo com informações do diretor da Atenção Secundária, Flávio Eduardo Barbosa Souza não há uma previsão sobre o início da UPA Verdão devido à falência da antiga empresa responsável pela obra, a Material Fort. Em nota a Secretaria de Saúde confirmou que a Diretoria Especial de Licitações e Contratos (Delc) informou que não pode ser feito um contrato de substituição. “Sendo assim a nova empresa entrará por meio de Carta Convite, que está para ser elaborada e em no máximo duas semanas será colocada a público. A partir do momento da entrada da nova empresa, provavelmente serão necessários mais 60 dias para a conclusão das obras. A expectativa é que a UPA Verdão seja inaugurada no aniversário de Cuiabá”, confirma nota.
Em relação à policlínica do Verdão que atualmente absorve o fluxo da região, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que ela será reformada e, a princípio terá um trabalho expandido de atendimento em especialidade: Corredor da Mulher, Saúde Mental, e Ortopedia.
Ao todo, a obra da Unidade de Pronto Atendimento tem 2.200 metros quadrados e foi orçada em R$ 6 milhões. Desses, já foram pagos 5,4 milhões. A expectativa era que em dezembro do ano passado a unidade fosse entregue. Mas a empresa Material Fort reincidiu contrato faltando 12% para conclusão da obra, que são referentes à instalação da parte elétrica, hidro sanitária, central de gases medicinais e pintura. Quando finalizada, a unidade terá capacidade de atender 200 mil pessoas por mês. A proposta é que UPA do Verdão desafogue o pronto socorro, principalmente, nos casos de urgência e emergência. A UPA é construída no espaço aonde foi o antigo Terminal Atacadista, a popular Feira do Verdão, que foi transferida à época da Copa do Mundo de 2014 para o Distrito Industrial.
Estrutura - No setor de observação, a unidade terá 16 leitos infantis e adultos, com duas unidades de isolamento. Além disso, a UPA também terá sala vermelha e os setores de medicação, soroterapia e inaloterapia, de esterilização, de trabalho para as equipes multidisciplinares, repouso dos plantonistas, recepção, cinco consultórios médicos, clínica odontológica, duas farmácias, laboratório de análises e imagens, administração e necrotério.
FONTE DIÁRIO DE CUIABÁ