Um grupo de cientistas brasileiros desenvolveu uma técnica que usa nanopartÃculas para inativar o vÃrus HIV, tornando-o incapaz de fazer ligações com as membranas das células. Embora só tenha sido testado em experimentos in vitro, em tese, o método poderia bloquear a infecção pelo vÃrus, segundo os autores do estudo.
A pesquisa foi feita no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, sob a coordenação de Mateus Borba Cardoso. Os resultados foram publicados ontem na edição da revista cientÃfica Applied Materials & Interfaces. De acordo com Cardoso, as nanopartÃculas usadas no experimento são objetos extremamente pequenos – um fio de cabelo é cem vezes maior. "Modificamos essas nanopartÃculas adicionando à superfÃcie delas grupos quÃmicos capazes de atrair determinadas partÃculas dos vÃrus, conectando-se a elas.
Com esse espaço na superfÃcie do vÃrus ´ocupado´, ele não consegue ligar-se a receptores da membrana das células, o que seria o primeiro passo para que ele possa infectá-la", explicou Cardoso ao Estado. Segundo o pesquisador, a técnica ainda será aprimorada pela equipe do CNPEM, com o objetivo de desenvolver testes capazes de fazer diagnósticos mais precoces da infecção por HIV.
FONTE ESTADO DE SP