PALAVRAS DO EX-PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO.
18/01/2022 - 10:00
Auto: /

Caros membros desta Academia, colegas, senhoras e senhores.

  Esta é uma noite de agradecimentos, inicialmente à Deus por permitir estarmos aqui saudáveis.

  Estamos caminhando para dois anos de convivência com a pandemia de Covid 19, com mais de 620 mil mortes em nosso país e mais de 5 milhões em todo o mundo, e para agravar temos a variante da influenza H3N2. Tempos que exigiram de todos nós e exigem os cuidados preconizados e a vacinação.

  Agradecer aos colegas Acadêmicos que fizeram parte desta gestão ao longo de quatro anos, pois fomos reconduzidos, Amaral, Roberto, pela participação constante, como também Hildenete, Almeida e Natasha. No administrativo, Joel presença diária, nos primeiros meses Suely e posteriormente Beatriz.

  Agradecemos ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, na pessoa da Dra. Lúcia Helena, presidente, por nos acolher ao longo destes anos.

  Agradecer a Unimed Cuiabá, através do seu presidente Dr. Rubens Carlos, pela parceria frutífera nesse período.

  Agradecer ao Acadêmico Dr. Vicente Herculano da Silva pelo ato de altruísmo ao doar uma área no centro de Cuiabá, que possibilitará adquirirmos nossa sede própria com o nome da sua genitora Dona Nenê.

  Agradecimento ao professor Fernando Tadeu de Miranda Borges e professoras Maria Adenir Peraro e Maria Carolina de Almeida Duarte, autores do livro, “Notas sobre médicos do passado Mato-Grossense", sua segunda edição realizada nesta gestão.

  Agradeço aos meus pais Irenir e Ayrton pela vida e educação recebida.

  Agradeço à minha esposa Sonia Lygia pelo apoio e compreensão como nossos filhos Ana Carolina e Márcio Augusto, motivos de incentivos.

  Esta diretoria priorizou as atividades científicas, realizando trinta palestras, sendo seis sessões relativas à Covid 19, totalizando quatro palestrantes de outros Estados.

  Foram homenageados oito Acadêmicos que não estão mais entre nós, nestes quinze anos de existência desta Academia.

  Foram empossados sete novos Acadêmicos Titulares.

  Prestadas homenagens a cinco ex-presidentes desta Academia.

  Entrevistas foram realizadas e gravadas com os ex-presidentes, que farão parte do acervo do nosso Museu da Medicina. Foi criado, portanto, no ano de 2021 o Museu da Medicina, e contamos na nossa sala com mais de vinte quadros históricos relacionados à Medicina.

  Adquirimos um computador, uma impressora, um aparelho celular e dois armários.

  Para a regularização da doação recebida foram pagos ao cartório e Secretaria de Fazenda de Estado a importância de R$31.837,44 (trinta e um mil e oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e quatro centavos).

  Ter participado desta experiência e o convívio com vocês foi enriquecedora. Fazer parte desta Instituição e presidi-la, cuidando de temas relacionados a Medicina foi prazeroso e estimulante.

  Fica o desafio que será a aquisição da sede própria desta Academia. Acreditamos na capacidade desta diretoria, presidida pelo Acadêmico Alberto, e nos colocamos à disposição para concretizar esse objetivo.

  Será um esforço de toda a Instituição.

  Sucesso na nova jornada Alberto e diretoria.

  Encerraria com um verso do poeta espanhol Antônio Machado, “Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”.

Obrigado.

 


Dr. Márcio Canavarros Serra

 

 

FONTE: AMMT
EDIÇÃO: PRODUÇÃO