PALAVRAS DO EX-PRESIDENTE DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO - DR. ALBERTO CARVALHO DE ALMEIDA - BIÊNIO 2022/2023
30/01/2024 - 08:10
Auto: /
CERIMONIA DE POSSE DA DIRETORIA DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO BIENIO 2024 / 2025      

CUIABÀ 29/01/2024
 
BOA NOITE CONFRADES, CONFREIRAS, MEUS FAMILIARES, MEUS AMIGOS, AUTORIDADES, SENHORES E SENHORAS.
 
Já se foram mais dois anos de vida da nossa querida Academia e o que parecia ser muito tempo, passou muito rapidamente.
 
A princípio, com o abrandamento da pandemia, tínhamos em mente duas tarefas principais, retornar com maior frequência as palestras, que tinham ótimo desempenho antes da COVID 19 e completar a transferência dos imóveis doados pelo meu querido amigo Vicente Herculano.
 
Ambas pareciam ser fáceis de concluir, mas não foi o que ocorreu, principalmente com as palestras, que tivemos um início promissor, até com uma palestra internacional, direto de Portugal, mas depois foi se complicando e alguns colegas que se mostraram dispostos a palestrar, acabaram não confirmando.
A documentação da transferência dos imóveis deu trabalho, pelos detalhes burocráticos que levaram tempo e gastos financeiros, mas terminou tudo em dia.
 
Outro fator importante da gestão da nossa diretoria foi a ideia e realização da primeira revista impressa da Academia, comemorando os primeiros 15 anos da sua existência. Que também parecia ser de rápida execução e não foi. O Confrade Dr. Scala esteve sempre a frente dessa empreitada e graças a ele com ajuda de toda a diretoria, conseguimos, não só fazer a revista como coloca-la dentro dos parâmetros científicos exigidos para publicações sérias.
 
Só não conseguimos patrocínio para todos os gastos dessa edição, que foi muito maior que imaginávamos a princípio, tendo então recorrer ao caixa da Academia, já combalida pelos gastos da transferência dos imóveis. Mas valeu muito a pena, por estarmos prontos para outras edições, só que serão eletrônicas e não impressas, gerando menos custos e facilitando a venda de espaços para propaganda.
 
Mas o que valeu mesmo foram as entrevistas com os ex presidentes, com lindas histórias de vida e dedicação à medicina e aos pacientes.
 
Saio da Presidência com a sensação do dever cumprido e ao mesmo tempo sentindo que deveria ter feito muito mais, pela Academia e pela saúde da população.
 
Pois a saúde dos brasileiros está sendo mal cuidada, os médicos continuam trabalhando muito, em situações precárias e mal remunerados. Para complicar e agravar essa situação os governantes abriram as portas para que os médicos formados no exterior, trabalhem no Brasil, sem revalidar os diplomas.
 
Quase cem novas escolas médicas foram autorizadas a funcionar, a maioria, senão todas, particulares, com altas mensalidades e o que é pior, sem oferecer ensino adequado, sem hospitais, favorecendo a formação de novos médicos incompletos.
 
Como psiquiatra começo agora um trabalho para ajudar a adequar e melhorar a atenção aos doentes mentais do nosso estado, já sabendo que encontrarei muita resistência por aqueles que são contra os psiquiatras, os medicamentos e os hospitais psiquiátricos, mas são a favor da liberalidade da maconha e outras drogas. Espero que Deus me ajude!
 
Para terminar, quero agradecer: a confiança e apoio que recebi dos Confrades e Confreiras, a todos da minha diretoria, pois ninguém faz nada sozinho, a assessoria da A2, com o Joel e a Beatriz, que foram incansáveis.
 
Agradeço também o apoio do CRM, da Unimed, da Unicred, nossos parceiros desde o início da Academia, que nunca nos faltaram e aquelas empresas que participaram com patrocínio para a revista. Um agradecimento especial ao Professor Fernando Tadeu pelo belo trabalho feito com as entrevistas aos ex presidentes.
 
Agradeço também a família, Lebrinha, meus irmãos, irmã, cunhadas e sobrinhos que sempre me apoiaram, nos bons e maus momentos.
Agradecimento especial e carinhoso para a minha família, esposa Maria Ermínia, Mariana, Jaques e Anita, que amo muito, beijos.
 
Desejo ao Confrade Roberto e toda sua diretoria, boa sorte e sucesso.
 
Pode contar comigo!    
 

OBRIGADO A TODOS. 

FONTE: AMMT
EDIÇÃO: AMMT