Auto: /
O Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu, nesta terça-feira (2), em Brasília, o V Fórum de Medicina do Esporte, que tem como tema central os Essentials da especialidade. A mesa de abertura reuniu o presidente da autarquia, José Hiran da Silva Gallo, e a 2ª vice-presidente do CFM e coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, dando início a um dia de debates sobre os desafios e as perspectivas dessa especialidade estratégica para a saúde da população.
Ao dar as boas-vindas, o presidente Hiran Gallo destacou que a medicina do esporte ocupa espaço de relevância no CFM, com uma Câmara Técnica dedicada ao tema, e ressaltou que o Fórum reflete a preparação da medicina brasileira para o futuro, a partir da integração de ciência, tecnologia e inovação. “Dessa forma, nós nos preparamos para a medicina do futuro, com diálogo, reflexões e muito estudo”, afirmou.
O presidente do CFM também reforçou a urgência da aprovação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, em discussão no Congresso Nacional, defendeu o combate ao exercício ilegal da medicina e lembrou que a ética médica deve ser o pilar central da profissão. “Os avanços tecnológicos e científicos ampliam horizontes, mas jamais substituirão o essencial: o elemento humano, o médico e a médica preparados, éticos e comprometidos com o bem-estar do paciente”, defendeu.

Em sua fala, a 2ª vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha, ressaltou a amplitude da medicina do esporte, que vai muito além da performance atlética. “Além de promover a saúde e o bem-estar da população em geral, desde a infância até a terceira idade, apoiando a prevenção de lesões e doenças crônicas ou degenerativas, a medicina do esporte contribui efetivamente com a formulação de políticas públicas”, destacou. A coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Esporte também enfatizou o caráter plural do Fórum, que abordará desde o uso de tecnologias como inteligência artificial até questões como doping, uso de anabolizantes e gestão das redes sociais na prática médica.
Segundo a conselheira, o encontro reflete o esforço coletivo da Câmara Técnica de Medicina do Esporte e do CFM em oferecer conteúdos práticos e atualizados para os profissionais da área. “Vejo neste Fórum um importante momento para o trabalho de nossa Câmara Técnica. Juntos, poderemos lançar um olhar em perspectiva sobre as temáticas e avançar em nosso trabalho, trazendo ganhos para a especialidade, para os pacientes e para toda a sociedade”, concluiu.
Com uma programação extensa e diversificada, o evento prossegue ao longo do dia com palestras e debates voltados à atualização dos médicos e à valorização da medicina do esporte como campo essencial para a saúde da população.