Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica busca parceria com a SES
23/09/2016 - 18:03
Auto: /

Em visita técnica à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), representantes da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e do Instituto Mcdonald discutiram, com a Central de Regulação do Estado, mecanismos que podem contribuir para a melhoria da rede de atenção ao câncer pediátrico em Mato Grosso. Um dos objetivos desta visita, realizada nesta quarta-feira (21.09), é promover o intercâmbio de informações e melhorar a coleta de dados sobre a situação do câncer pediátrico no estado.

Em crianças e adolescentes, o câncer compreende um grupo específico de patologia que ocorre entre zero e 19 anos. Entre os tipos mais comuns de câncer para essa faixa etária estão a leucemia, linfomas e os tumores do sistema nervoso central. O câncer infantil e juvenil é uma doença rara quando se trata em incidência na população. A enfermidade corresponde a 3% do total de cânceres diagnosticados no Brasil.

De acordo com a médica oncologista pediátrica e responsável técnica do Hospital do Câncer de MT, Suely Santos Araújo, a mortalidade das crianças com a doença em todo País chega a 50%. “Apesar de toda tecnologia disponível, o acesso ao diagnóstico, a terapias eficazes, às UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) pediátricas, entre outros serviços, ainda é restrito”, afirma.

Em Mato Grosso, a Central de Regulação Oncológica foi implantada em 2001 e é a pioneira no Brasil, responsável pelo gerenciamento e autorização de todos os procedimentos necessários aos pacientes com câncer. Com especialidade em câncer infantil, o estado tem apenas duas referências, que são o Hospital do Câncer e a Santa Casa.

A servidora e secretária adjunta de Regulação do Estado, Maria Gabriela Boabaid Texeira, especialista em oncologia, ressalta que a visita dos técnicos da Sociedade Brasileira de Oncologia e do Instituto Mcdonald traz boas expectativas, uma vez que essas entidades contam com o apoio e a parceria do Ministério da Saúde. “Com essas parcerias, o Estado terá plenas condições de fortalecer essas instituições com apoio técnico e político, para melhorar e ampliar toda a rede pediátrica, sobretudo na agilidade do diagnóstico precoce”, conclui.

Além de Gabriela Boabaid Texeira e Suely Santos Araújo, participaram da visita técnica a analista sênior do Núcleo do Instituto Mcdonald, Keitt Lomiento, e a oncologista pediátrica e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Maria Teresa.

FONTE SES

 

 

FONTE: SES
EDIÇÃO: Ley Magalhães