Deputados buscam recursos para a Saúde
06/10/2016 - 22:19
Auto: /

Deputados estaduais estão trabalhando em conjunto com o governo do Estado para encontrar alternativas que resultem no aumento de recursos à Saúde. O assunto foi tema de reuniões realizadas na última quarta (05) e quinta-feira (06) na Assembleia Legislativa, das quais participaram o presidente da Casa, Guilherme Maluf, o secretário de estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, representantes de hospitais filantrópicos e parlamentares.

Conforme expôs o secretário, a dificuldade financeira enfrentada pelo estado, reflexo da crise que atinge todo o país, tem prejudicado o repasse de recursos para unidades de saúde e fornecedores.

Outro fator que contribui para agravar a situação, segundo ele, é o aumento do número de pessoas que cancelaram os planos de saúde e agora estão buscando atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Precisamos encontrar alternativas para superar essa dificuldade que o Brasil e Mato Grosso estão enfrentando, e garantir atendimento aos cidadãos mato-grossenses. Para isso, contamos com o apoio dos deputados estaduais”, disse João Batista.

O deputado Guilherme Maluf assegurou o empenho da Assembleia Legislativa na busca de soluções para o problema e defendeu a união de esforços entre todos os Poderes.

“Não é segredo para ninguém que estamos vivendo uma crise tanto nacional quanto estadual e o resultado disso é a escassez de recursos. E para que a saúde pública, um serviço essencial ao cidadão, não entre em colapso, é necessário realizar um conjunto de ações”, ressaltou.

Propostas

Dentre as medidas sugeridas pelos parlamentares para alocar mais recursos para a Saúde está a aprovação da Mensagem nº 40, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016.

Também está sendo avaliada a possibilidade de utilizar parte dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Vamos realizar um estudo em conjunto com a Secretaria de Fazenda para verificar se existe essa possibilidade legal e também vamos procurar os produtores rurais para debater o assunto. A ideia seria utilizar uma parte dos recursos do Fethab, nem que seja temporariamente, para que possamos financiar a saúde nesses últimos meses que restam para terminar o ano”, explicou Maluf.

Outra proposta apresentada pelos parlamentares inclui a utilização de recursos de fundos estaduais. “Vamos buscar todas as alternativas possíveis para garantir atendimento aos cidadãos, e isso pode incluir até mesmo a utilização de recursos de fundos que estão parados, tanto do Executivo, quanto do Legislativo e do Judiciário”, salientou o presidente da Casa de Leis.

Líder do governo na Assembleia, o deputado Dilmar Dal’Bosco destacou os esforços do Executivo e do Legislativo em buscar saídas para a crise.

“O Governo Federal não está honrando com os repasses aos estados e também houve um aumento dos gastos com salários, enquanto a arrecadação do estado não aumentou na mesma proporção. A Assembleia Legislativa está fazendo o melhor que pode para dar sua contribuição ao governo nesse momento de dificuldade financeira”, disse.

Hospitais Filantrópicos

Na tarde desta quarta-feira (05.10), os deputados Guilherme Maluf e Ondanir Bortolini, o “Nininho”, receberam representantes de hospitais filantrópicos do estado. Segundo eles, o déficit mensal das cinco maiores unidades do estado chega a aproximadamente R$ 5 milhões.

“Os hospitais não têm condições de continuar da forma como estão, com um déficit mensal enorme. Viemos aqui hoje pedir o apoio da Assembleia Legislativa para tentarmos, juntos, viabilizar um aporte financeiro para que não haja um colapso na saúde e possamos continuar atendendo pacientes de todo o estado”, declarou a presidente da Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso, Maria Elizabete Meire Alves.

O montante reivindicado é para manter o funcionamento do Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Geral Universitário e Santas Casas de Cuiabá e Rondonópolis, que atendem cerca de 85% dos pacientes do SUS.

O deputado Nininho, primeiro-secretário da ALMT, destacou a importância dos hospitais filantrópicos e reforçou o compromisso dos deputados em garantir o atendimento às demandas da população. “Vamos encontrar uma solução para esse problema, afinal a vida do cidadão não espera”.

FONTE ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

 

FONTE: AL/MT
EDIÇÃO: Ley Magalhães