Jornada da Ginecologia e Obstetrícia terá início nesta 6ª feira, 24
23/06/2016 - 18:48
Auto: /

Nos dias 24 e 25 de junho será realizada a XXI Jornada Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia, no Hotel Holiday Inn, em Cuiabá. O debate será promovido pela Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia (Somago) em parceria com o Hospital Santa Rosa. As discussões serão expandidas a partir de temas ligados aos procedimentos médicos durante o período de gestação, a conduta no momento do parto, além de patologias relativas ao aparelho reprodutivo, como endometrioses, pólipos, entre outros ligados à saúde da mulher.

O evento terá abertura nesta sexta-feira, 24, às 8h, com a palestra ‘Contracepção Hormonal: riscos, benefícios e individualização dos tratamentos’, a partir do tema principal, uma série de mesas redondas serão realizadas com foco em áreas especificas, como a Mastologia e os aspectos clínicos do câncer de Mama.

Especialistas também abordarão características dos partos normais e cesáreas, e a revisão dos conceitos na assistência ao parto, incluindo a nova tendência da obstetrícia para adoção dos chamados ‘partos humanizados’. Diabetes na gestação e tratos relativos às gestações múltiplas, como casos de trigêmeos e quadrigêmeos terão uma abordagem especial.

Para o coordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Rosa, Dr. João Tatsuro Katsuyama Júnior, a jornada da Somago é uma ótima oportunidade para a atualização médica e a discussão dos temas mais relevantes vivenciados pelos profissionais no dia a dia. O obstetra enfatiza sobre a necessidade de divulgar e esclarecer o conceito do parto humanizado/adequado, inclusive desmistificando várias concepções e opiniões relativas ao assunto, sobre a obrigatoriedade das instituições possuírem estruturas “extremamente complexas” ou até mesmo as implicações sobre a total falta de estrutura a pretexto de se garantir a “naturalidade” do parto, sem medir os riscos à mãe e ao bebê.

O obstetra acrescenta que simpósios deste porte fortalecem a classe dos ginecologistas e obstetras de Mato Grosso, fazendo com que conceitos acadêmicos atuais se solidifiquem e que se torne um grande diferencial para o desenvolvimento profissional, com a consequente qualificação da assistência à saúde das pacientes.


 

FONTE: FONTE ASSESSORIA HOSPITAL SANTA ROSA
EDIÇÃO: Ley Magalhaes