Auto: /
O Estado de Mato Grosso registrou até o dia 12 de novembro, 835 casos de Dengue, seguido 751 de Zika e 44 Chikungunya. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da vigilância epidemiológica.
O número de casos de dengue é de 27.257, aumento de 04%, em relação ao mesmo perÃodo de 2015. Já a Zika são 24.512 casos (aumento de 163% do total anual de 2015) e de Febre Chikungunya são 1.427 casos (aumento de 338% do total anual de 2015).
De acordo como o boletim de monitoramento, a comissão de investigação de óbitos do programa da Dengue, vem acompanhando a investigação de 46 casos, sendo 16 notificações de óbitos por dengue (sendo 5 confirmados até o momento), 16 de casos graves (sendo 6 confirmados) e 14 de dengue com sinais de alarme (sendo 9 confirmados).
Os municÃpios de Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santa Terezinha, Conquista d’Oeste e Figueirópolis d’Oeste não registraram incidência de Dengue.
Quanto à febre pelo Zika vÃrus, o número de casos notificados neste ano chega a 24.512. A incidência acumulada é de 751 casos por 100 mil habitantes.
Segundo a análise, 13 municÃpios não registraram casos de Zika, Glória d´Oeste, Gaúcha do Norte, Santo Afonso,Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu, Vila Rica, Ponte Branca, Castanheira, Cotriguaçu, Vale de São Domingos e União do Sul.
Já as ocorrências notificadas no Estado de febre Chikungunya, os números chegam a 1.427 casos.
A incidência acumulada é de 44 casos por 100 mil habitantes. Segundo uma análise dos casos por municÃpio, ainda são 70 municÃpios sem ocorrência de casos, contudo, três apresentam alto risco: -Acorizal, Querência e Campo Novo do Parecis.
Prevenção
No "PerÃodo Não Epidêmico" as ações de Mobilização, Comunicação, e Educação em Saúde são fundamentais para a mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar, preservando-o da infestação por Aedes Aegypti.
FONTE SES