IEPTB-MT e CRM-MT firmam convênio para protesto de inadimplentes
29/12/2016 - 08:27
Auto: /

Em breve o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) passará a enviar seus documentos de dívida para protesto extrajudicial em todo o Estado. O convênio com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) foi firmado esta semana entre a presidente do Instituto, Velenice Dias de Almeida e Lima, e a presidente do Conselho, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira.

“Já temos experiência com alguns Conselhos de classe e percebemos que a efetividade da recuperação dos créditos por meio do protesto é bem maior que a ação de execução na Justiça. E mais rápida, já que o prazo inicial para pagamento é de três dias úteis. Certamente o CRM terá excelentes resultados”, sublinhou Velenice Lima.

A presidente do CRM-MT explicou que ao detectar o problema da inadimplência, o departamento jurídico buscou alternativas para a cobrança de forma segura e eficiente.

“Conhecemos o trabalho junto a outros conselhos. Inclusive outros Estados estão usando o protesto. Hoje o caminho é esse, temos que utilizar esses mecanismos”, pontuou Maria de Fátima Ferreira. Conforme a médica, o percentual de inadimplência hoje chega a 20%.

Também estavam presentes a gestora da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT), Tânia Pelissari; e a responsável pelo setor jurídico do CRM-MT, advogada Mariely Ferreira Macedo.

Simplicidade de procedimentos

Tânia Pelissari explicou que a Central é responsável pelo recebimento dos documentos de dívida e títulos a serem levados ao protesto e que os procedimentos são rápidos. “O uso é simplificado e tudo pode ser tramitado de forma eletrônica. A nossa plataforma é dinâmica, intuitiva e muito fácil de usar, não precisa instalar nada nos computadores do Conselho”.

A gestora da CRA-MT afirmou ainda que há um aplicativo próprio para o credor (neste caso o CRM-MT) acompanhar a tramitação de seus documentos pelo celular. “Às vezes, você está em viagem e quer saber se o lote enviado já obteve algum resultado e poderá consultar rapidamente pelo aplicativo CRA”.

A advogada, que buscou todas as informações acerca da ferramenta, ressaltou que serão designados profissionais que atuam na área da Tesouraria para o treinamento, cuja duração é de cerca de duas horas.

FONTE IEPTB-MT

FONTE: IEPTB-MT
EDIÇÃO: Ley Magalhães