Duas bebês nasceram cegas por causa do zika vÃrus. As mães foram infectadas pelos vÃrus enquanto estavam grávidas. Os casos ocorreram em Guarulhos e na capital paulista, e foram registrados em um artigo publicado na revista cientÃfica Retinal Cases & Brief Reports.
No documento, os pesquisadores relacionam a cegueira dos recém-nascidos ao vÃrus. Na época da gravidez, as mães estavam com 14 e 18 anos e não viajaram para fora do Estado. Segundo o artigo, as mães relatam que não em suas respectivas famÃlias não havia casos de pessoas com cegueira e nem qualquer outro problema de visão.
Esses são os primeiros casos de bebês que nasceram cegos no Estado de São Paulo. Uma das conclusões do estudo é que, apesar de a maioria dos casos ser no Nordeste brasileiro, a doença espalhou-se pelo PaÃs, já que anormalidades decorrentes do vÃrus foram descritas em outras regiões.
Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Rubens Belfort, chefe da Oftalmogia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), cerca de 30% das crianças que nascem infectadas pelo zika vÃrus apresentam alguma anomalia ocular.
FONTE R7