Coalizo internacional contra epidemias anunciada em Davos
23/01/2017 - 20:30
Auto: /

Estados, ONGs e empresas farmacêuticas anunciaram nesta quinta-feira (19) em Davos, no Fórum Econômico Mundial, a criação de uma grande coalizão, com um capital inicial de 460 milhões de dólares, para desenvolver vacinas que possam combater rapidamente as epidemias globais.

"Nossa prioridade é desenvolver vacinas para as epidemias que identificamos como ameaças importantes", disse John-Arne Rottingen, secretário-geral da chamada Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI).

A coalizão pretende lutar principalmente contra infecções como a síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio (MERS), a febre de Lassa ou o vírus Nipah, "que têm um potencial comprovado para provocar sérias epidemias".

"Mas também temos que estar prontos para o desconhecido", acrescentou Rottingen, que explicou que a coalizão é uma reação à epidemia de ebola na África que matou mais de 11 mil pessoas em 2014.

Até agora, o projeto arrecadou 460 milhões de dólares em promessas de doações da Alemanha, Noruega e Japão, assim como da fundação Melinda & Bill Gates e o Wellcome Trust. Também participam várias ONGs, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os grupos farmacêuticos GSK, Pfizer e Sanofi.

FONTE FOLHA DE SP

FONTE: Folha de So Paulo
EDIÇÃO: Ley Magalhes