O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) reabriu ontem a triagem obstétrica da unidade. Na semana passada, o serviço foi suspenso temporariamente em virtude da superlotação na unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal do HUJM.
O HUJM é referência em gestação de risco em Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende pacientes de todo o Estado. Conforme a direção do HUJM, a interrupção do atendimento na triagem obstétrica foi o modo mais rápido de evitar novos nascimentos da maternidade do hospital, que eventualmente venham também necessitar de cuidados.
Além disso, com leitos todos ocupados e acima da capacidade instalada aumenta-se o risco de complicações, infecções hospitalares e quebra das normas de segurança do paciente.
A UTI neonatal e a UCINCO (semi-intensivo) têm capacidade de 15 leitos. Porém, na semana passada, chegou a ter até 18 casos de neonatos graves, sem condição de alta. “A liberação da triagem foi possÃvel em função da transferência e alta de bebês que estavam internados na UTI neonatal e na UCINCO”, informou a direção do HUJM.