Acreditação como diferencial competitivo é uma tendência mundial
14/07/2016 - 23:06
Auto: /

A Acreditação na área de saúde é definida como um movimento mundial tem como foco a segurança do paciente. Essa é uma tendência adotada em vários países e que tem se expandido entre as instituições de saúde brasileiras. “Temos hoje no Brasil cerca de 500 instituições acreditadas, ainda é um número pequenos para mais de 5 mil hospitais e 15 mil laboratórios”, explica o palestrante Rubens José Covello que é Chief Executive Officer do IQG, comandando também a Instituição Internacional Accreditation Canada no Brasil.

Segundo Covello, um hospital Acreditado ou em processo de Acreditação segue protocolos adotados mundialmente por instituições de saúde para garantir a qualidade e a segurança da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada, ou seja, tudo é avaliado o tempo todo para garantir a melhoria na qualidade e segurança no atendimento.

São três níveis de Acreditação o Nível 1 que significa que aquele hospital atende ao princípio de “segurança do paciente “.

O Nivel 2 é o Acreditado Pleno que significa que além de cumprir o Nivel 1, tem Gestão integrada, envolvendo o acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implantados.

E por último o Nivel 3 que é o Acreditado com Excelência (Nível 3), ou seja atingiu a “excelência em gestão”, já que atende os requisitos dos outros 2 níveis. A excelência é dinâmica, é um acompanhamento e busca constante.

Hospitais acreditados por seguirem padrões e rotinas estabelecidos internacionalmente, garantem a segurança do paciente, como um simples ato de lavar as mãos antes de atender o paciente, o que diminui o índice de infecção hospitalar e até mesmo o tempo de permanência na unidade de saúde, por exemplo. Um hospital acreditado oferece mais segurança para os pacientes e segue protocolos que podem evitar demoras, contaminação, ou procedimentos errôneos.

Uma instituição com selo de Acreditação significa um serviço diferenciado, com maior qualidade e segurança para seus usuários, e a redução de despesas decorrentes de práticas erradas.

Ser acreditado é seguir uma padronização sempre se preocupando com a qualidade em tudo o que faz para evitar a ocorrência de danos à saúde. “É importante entender que ter a Acreditação é um diferencial competitivo e também traz segurança para a instituição, o profissional e principalmente o paciente”, completa Rubens.

Rubens que é graduado em Medicina e Administração de Empresas, em Administração Hospitalar e possui MBA em Gestão da Qualidade, membro do Conselho Mundial da Qualidade, Núcleo Saúde da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e do Conselho Técnico Internacional da Accreditation Canada, no Canadá veio à Cuiabá a convite do Hospital Amecor que está implantando os protocolos para se tornar uma instituição acreditada. “O mundo está se transformando e é uma tendência nos países mais avançados que já tem 80% das instituições acreditadas. Além do que é um processo de melhoria que garante a segurança do paciente, pois com a Acreditação o hospital passa a obedecer a vários protocolos”, afirma o Dr. Jorge Teixeira, diretor presidente do Hospital Amecor.

FONTE ASSESSORIA HOSPITAL AMECOR
 

FONTE: ASSESSORIA HOSPITAL AMECOR
EDIÇÃO: Ley Magalhães