Toda mudança requer uma fase de adaptação. Não é diferente quando se chega a um novo trabalho – já que, com ele, vem um turbilhão de novidades que envolvem desde rotina, pessoas, procedimentos, aprendizados e, até, a cultura da empresa. Neste viés, com um olhar mais humanizado, instituições estão buscando alternativas que visem facilitar o processo de adaptação de seus colaboradores à nova realidade.
Em Cuiabá, o Hospital Santa Rosa promove, nesta quinta (16) e sexta (17), atividades voltadas para a integração e ambientação de sua equipe. Trata-se do projeto “Acolhendo Vocês de Braços Abertos” – que surgiu em 2014 – e é resultado da ação conjunta de vários setores da instituição após consultoria especializada da Fundação Dom Cabral (FDC).
“A nossa intenção é de sempre demonstrar o carinho que a instituição tem por cada colaborador. Se a gente quer um trabalho humanizado, nós precisamos cuidar primeiro de quem trabalha com a gente para que eles se sintam acolhidos pela empresa. Para que esse sentimento de acolhimento que permeia o hospital chegue até o nosso foco principal – que é o nosso cliente, o paciente”, explica a psicóloga do Santa Rosa, Lilian Laccal.
Com um clima de suspense que antecede cada edição, o projeto trouxe o tema “Reinvente-se, Reescreva-se, Republique-se e Transforme-se na Melhor Edição de Si Mesmo” para promover o diálogo e a compreensão mútua ao relembrar os desejos e sentimentos da infância. Por meio de dinâmicas como a simulação de um passeio na montanha-russa até a produção de telefones sem fio, estabelece-se um espaço para a potencialização do trabalho em equipe com motivação.
Para Laccal, atividades ligadas à qualidade de vida e bem-estar no trabalho tornam-se aliadas no processo de adaptação e permanência – bem como de satisfação dos colaboradores na instituição.
“Além de ser um programa voltado ao acolhimento, ele também é um projeto de retenção de talentos do hospital. Por meio dele, buscamos temas que vem ao encontro das situações pelas quais as pessoas estão passando. Isto reflete, principalmente, no resultado de indicadores. Percebemos que as pessoas acolhem melhor e aperfeiçoam os relacionamentos – um resultado que alcança nÃvel estratégico com a queda no Ãndice de rotatividade”, explica a psicóloga.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, enquanto o Ãndice de rotatividade de colaboradores (o turnover, em inglês) no mundo cresceu em 38% nos últimos três anos, no Brasil o fenômeno foi observado em 82% das companhias – um número maior que o dobro. Para a pesquisa foram entrevistados 1.775 diretores de recursos humanos de 13 paÃses, sendo 100 brasileiros.
O projeto “Acolhendo Vocês de Braços Abertos” conta com a participação do setor de Psicologia, Marketing, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e também do NEPEM (Núcleo de Educação Permanente).
ACREDITAÇÃO – Prestes a completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital do Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nÃvel Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, NÃvel III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).