Camundongos que receberam a dose de uma candidata a vacina da zika feita com o vÃrus vivo atenuado ficaram protegidos contra a doença, relata um artigo publicado nesta segunda-feira, dia 10, na revista cientÃfica "Nature Medicine". Os resultados das experiências em animais sugerem que a vacina é promissora, e testes em humanos devem começar ainda este ano. Especialmente no Brasil, a doença provocou muitos casos de microcefalia e outras deformidades em bebês.
Fruto de uma parceria entre o Instituto Evandro Chagas do Pará — órgão ligado ao Ministério da Saúde —, a Universidade do Texas e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), a vacina pode ser dada em apenas uma dose, enquanto outras necessitam de até três doses para completarem a imunização.
Isso acontece porque a vacina com o vÃrus atenuado é mais potente: o vÃrus continua vivo, mas é alterado de forma que ele não consiga provocar a doença mas permaneça forte o suficiente para levar o corpo a produzir uma resposta imunológica.
O virologista Pedro Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas, explica que parte do material genético do vÃrus for retirada.
— SubtraÃmos dez nucleotÃdeos, o que foi suficiente para atenuar o vÃrus. O candidato vacinal ficou, então, com dez nucleotÃdeos a menos do que o vÃrus selvagem — conta ele.
IMUNIZAÇÃO EM 30 DIAS
Os testes foram feitos em camundongos deficientes de uma proteÃna chamada interferon, que atua na proteção do organismo contra infecções virais. Eles eram, portanto, especialmente suscetÃveis à infecção do vÃrus da zika.
Depois de 30 dias, os animais vacinados foram expostos ao vÃrus selvagem e não apresentaram viremia, ou seja, a presença do vÃrus no sangue. Isso indica que a vacina cumpriu sua missão de imunizar os animais.
OUTRAS CANDIDATAS
Outras candidatas a vacina da zika já estão em fases mais avançadas de pesquisa, como a vacina de DNA do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), parte do NIH, que está na segunda fase de testes em humanos. Mas, como explica Pedro Vasconcelos, esta vacina tem a desvantagem de precisar de mais doses, enquanto a de vÃrus atenuado necessita de apenas uma.
A grande desvantagem da vacina de vÃrus atenuado, no entanto, é que ela não poderá ser usada em gestantes. De acordo com vasconcelos, o púbico-alvo deve incluir mulheres em idade fértil e crianças entre 8 e 10 anos.