Quase 780 mil pessoas devem ser vacinadas em Mato Grosso na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Neste ano, a campanha possui um diferencial, começa mais cedo, a vacinação começou ontem e segue até 26 de maio. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.
Além de indivÃduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde. Além dos povos indÃgenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissÃveis e outras condições clÃnicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluÃdos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.
Nesta semana, de 17 a 20 de abril, a vacina estará disponÃvel apenas para os trabalhadores da saúde. Para os demais públicos, a campanha se iniciará no dia 24 de abril. Serão disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A doença transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfÃcies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O Ministério da Saúde informa que neste ano, até 3 de abril, foram registrados 276 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 21 foram por influenza (H1N1), sendo 6 óbitos. Os dados constam do Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde. A região Sudeste concentra o maior número de casos (11) de influenza A H1N1.
MUDANÇAS- A vacina contra a gripe que será disponibilizada na campanha nacional deste ano terá uma nova cepa do vÃrus Influenza A/H1N1. Esta é a primeira modificação na vacina desde 2010. A modificação ocorreu porque foi constatado que o vÃrus havia sofrido alterações genéticas segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que conterá os seguintes vÃrus: Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015, Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014 e Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008.